quarta-feira, 23 de março de 2011

Plano de Ensino














Estágio Supervisionado I (Educação Infantil)
Ma. Gislene Alves do Amaral
 
 
Apresentação e discussão do planejamento. 


Estrutura e funcionamento do estagio
·         Apresentar e discutir o programa da disciplina e metodologia de avaliação;  
·         Explicar a dinâmica do estágio (documentos para cadastro no NUCLES, prazos...);
·         Solicitar caderno para diário de campo (explicar o uso do diário ao longo do estágio);
·         Apresentar a estrutura do relatório final do estágio.

·         Aspectos da legislação nacional (LDB; DCN)
·         O campo de estagio: a Rede Municipal de Educação.
·         Lista de escolas para realização do estagio (sugestões).





















Infância: aproximações a um conceito crítico














Concepções de infância e suas implicações para a Educação Física

Primeira parte – identificação do conhecimento da turma (síncrese)
§ Chuva de ideias (conceito de INFANCIA). Identificar os elementos constitutivos do conceito.
§ Discussão coletiva para classificação dos elementos constitutivos, identificando categorias que estejam presentes no conceito de infância da turma (fase da vida; desenvolvimento; papel social)
§ Elaboração de uma síntese coletiva –
Segunda parte - Problematização
§ Identificação de equívocos, lacunas ou contradições no conceito apresentado pela turma.
§ Apresentação expositiva da “evolução” do tratamento dado à infância nas instituições sociais (a creche, a pré-escola, o jardim de infância e a Educação Infantil) aspectos históricos e ordenamentos legais.

Tarefa 1
§ Produção de texto, em grupos de no máximo 4 pessoas.

A Ed. Física e a Educação Infantil - Estudo de texto:
  • Leitura previa do texto
  • Estudo do texto: dividir a turma em equipes de no máximo quatro membros; para cada pergunta os grupos terão um tempo de cinco minutos para encontrar a resposta no texto e destacar com marcador de texto, identificando a questão.
·                    Após cada bloco de perguntas, retomar as questões para identificação do trecho correto do texto referente a resposta das mesmas, seguido de debate sobre o conteúdo do texto.
  • Debate a partir das seguintes perguntas problematizadoras:  1- quais são as visões de infância abordadas no texto? 2- Que características são atribuídas a EF na Ed. Infantil, a partir dessas visões?
  • Tarefa 2
  • Sistematização escrita das reflexões coletivas



















    Referência                                         OLIVEIRA, Nara Rejane. Concepcoes de infância na educação física brasileira.

                                           

A Educação Física na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Uberlândia
Diálogo com professoras da escola pública
·         Exposição oral de duas professoras da Rede Municipal (o cotidiano da escola de Educação Infantil e o lugar da Educação Física.
·         Debate
·         Produção de um relatório da aula, destacando os aspectos relevantes do debate. Tarefa 3
O papel do brincar no desenvolvimento infantil: elementos para pensar a pratica pedagógica





Referências
·      Recuperar as discussões anteriores sobre o tema (Teorias de desenvolvimento)
    • Desenvolvimento e crescimento – abordagens tradicionais
    • Filogênese e ontogênese
    • Aprendizagem e desenvolvimento – teorias psicogenéticas
    • Abordagem histórico-cultural
·         Estudo de texto: (ROCHA)
    • O brincar no desenvolvimento infantil
    • O faz de conta


·         GARANHANI, Marinelma Camargo.  Pensar a Prática 5: 106-122, Jul./Jun. 2001-   2002.
Planejamento do ensino na Educação Infantil
Dinâmica: classificação e caracterização das atividades que a turma julga possíveis de serem vivenciadas com crianças na Educação Infantil.
·         Elaborar uma lista de atividades
·         Classificá-las, dando um nome a cada tipologia definida
·         Exposição oral – a classificação e caracterização como elementos do processo de interpretação de fenômenos da realidade social.
·         Formar grupos, de acordo com os tipos de atividades, elaborar um texto caracterizando cada um, a partir da descrição dos elementos constitutivos presentes nas suas diferentes manifestações. Tarefa 6
·         Apresentação dos grupos.
·         Exposição oral - Introdução aos elementos do planejamento do ensino, tendo como referência a dinâmica desenvolvida (diferença entre seleção de atividades e planejamento de uma sequência pedagógica; entre plano de aula e processo metodológico)
·         Apresentação do modelo de planejamento denominado Estratégia de Ensino e da estrutura curricular adotada nas Diretrizes da Rede Municipal.
A Educação Física na Educação Infantil: refletindo sobre as experiências de professores da rede municipal de Uberlândia
Painel de Estratégias de Ensino:
·         Dividir a turma em 6 grupos
·         Cada grupo receberá uma Estratégia de ensino elaborada por professores que participam da formação continuada da Rede Municipal de Uberlândia
·         Elaborar uma apresentação em Power Point
·         Criar uma nova sequência pedagógica (Tarefa 7)
·         Realização do Painel – cada grupo enviará um ou dois representantes para uma das salas onde se realizará o painel, para apresentação do trabalho aos demais membros dos outros grupos que ali estarão. As apresentações serão acompanhadas e avaliadas por professores convidados.
    § Debate final no grupo ampliado – destacar os principais aspectos para pensar a prática   pedagógica da Educação Física na Educação Infantil.
A Educação Física na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Uberlândia
    Diálogo com professoras da escola pública
   · Exposição oral de duas professoras da Rede Municipal (o cotidiano da escola de Educação Infantil e o lugar da Educação Física).
·     Debate
·      Produção de um relatório da aula, destacando os aspectos relevantes do debate. Tarefa8
Elaboração do relatório do estágio

                             Entrega do relatório
Resultado final da disciplina




Nenhum comentário:

Postar um comentário